.................  

REPERTÓRIO DE PROJETOS 2017

   
INSTALAÇÕES SONORAS
PSSA – Paisagens sonoras sub aquáticas : Instalação sonora com 4 hidrofalantes para piscinas. Os sons acontecem apenas dentro da água  - em situação de mergulho - sem nenhuma ou pouquíssima repercussão fora, várias situações sonoras e musicais são criadas.

Pequenos Terremotos - Instalação sonora para praias e ambientes naturais : composta por até 12 subwoofers enterrados formando um corredor sensorizado, a passagem por este corredor gera sons em baixíssima frequência numa simulação com até 12 mil Watts de um terremoto !!

SuperCordas - Versão Nômade 2.0 : A instalação SuperCordas V.2 (versão portátil) é formada por 8 Gran Cordas interligadas entre si formando um sistema de grande complexidade através de componentes muito simples. Com até 20 metros de comprimento é uma instalação sonora incrível.

Escadaria (Dis)sonante : Projeto para até 24 sensores colocados em uma escada - um em cada degrau - os sensores podem disparar comandos MIDI ou samplers de diversos tipos e formatos

Exú Eletrônico : Sempre me interessaram as características feias da cidade de SP. Os antros, os becos, os locais abstratos, os locais absurdos – tipo as escadarias para lugar algum, os remendos  – as encruzilhadas. A idéia por trás do projeto é a instalação de 2 sistemas quadrifônicos com robô-player4 controlado por sensores em duas encruzilhadas clássicas da cidade de São Paulo. Gerando surprêsa, sustos e alguma epifania sonora !!

   

Noosfera – corredor formado por tecido com iluminação especial onde em diversos pontos poesias em 10 diferentes idiomas são lidos, formando uma espécie de Babel pós moderna. Idiomas fora do “mainstream” da cultura internacional : russso, árabe, hebráico, polonês, quechua, chinês, hindú, etc. Pode ser realizado também uma versão em vídeo e áudio.

Sensores Sonoros CSR Combinados Sonoros Reativos : pequenas caixas – do tamanho de um smartphone ligada a sensores (até 4 PIR – Passive Infra Red) disparam à passagem das pessoas sons e músicas ligadas à temáticas específicas : poesia sonora, trechos musicais (loungue), índices sonoros para locais inusitados (banheiros, vestiários, etc), terror (para locais escuros e êrmos), etc.

Estudo # 1 para Superfícies Vibrantes : A instalação sonora Estudo #1 para Superfiícies Vibrantes está fortemente alicerçada na idéia que tudo é vibração. Neste universo vibratório uma pequena porção é realizada mecanicamente em algum meio organizado por moléculas mais ou menos densas. Estas vibrações nestes materiais específicos e em uma gama de vibrações (20 a 20.000 por segundo) em contato com o ar pode - em alguins casos - serem percebidas pelos humanos e alguns animais como som.

Portais de Aceleração Instalação sonora interativa para espaços públicos : Em portais são instalados 2 sensores com difença de 7 cm entre eles, assim, se uma pessoa cruza o portal a diferença entre os tempos dos sensores determinarão quão intenso será o som !! Os sons – mais de 100 por portal – são transmitidos para o espaço via caixas acústicas. Uma versão silenciosa também é possível com fones de ouvido sem fio.

ARTE UBÍQUA

   
MÚSICA E PERFORMANCE AO VIVO

Música Molhada – show multimídia para piscinas : show com música eletrônica ao vivo, 2 performers femininas, projeção de vídeo na piscina via video mapping e camera triggering, além de instrumentos musicais especialmente concebidos para piscinas e hiprofones estrategicamente colocados embaixo d’água. Vídeo por Visual Farm.

Mangá Rotas – Díptico sobre a arte mangá : para música eletroacústica ao vivo, quadrofonia, contralto, performer feminina e duas projeções de vídeo em full HD.  Em duas partes de 25 minutos cada abordando cada qual uma faceta – na primeira a sensualidade dos mangás ecchis ingênuos e a segunda parte black ecchi mais pesados apesar de leves para o padrão ocidental. Para maiores de 16 anos.

Orquestra de Laptops de São Paulo / GEEK Orchestra : formada por 5 músicos e suas máquinas geniais e utilizando vários programas e configurações – o show inclui : Half And Idiot, Mozart in Mirrorshades, Celestium, entre outras. O show inclui ainda vídeos projeções e eventuais performances de corpo (Celestium) e sensores musicais.

Música d'Inventor : Wilson Sukorski tem entre outros afazeres a invenção de instrumentos musicais originais - durante sua carreira estes instrumentos foram sendo criados e utilizados em projetos específicos.O presente projeto pretende reunir oito de seus principais instrumentos colocados em um projeto único incluindo invenção e rítmo fortemente marcado.

Session #0710 :: Performance de 30 a 50 minutos com música post break beat e solos de theremin e piano. Com vídeo projeções. Para qualquer tipo de espaço : clubes, casas noturnas, espaços ao ar livre, etc.

   

5 Encontros com a Música Experimental : pensado como uma introdução à complexidade musical atual - destinada a estudantes e interessados em geral. Pode ser seguida pelo trabalho prático com a Geek Orchestra ou Orquestra de Laptops.

5 Encontros em torno do Contemporâneo Musical : Os 5 encontros visam a criar uma zona de informação sobre as principais linhas de composição musical no século XXI tanto no Brasil como no exterior. Temas abordados : prisioneiros do romantismo - sobre a Indústria Cultural Musical, Composição Temporal, Instalações Sonoras e Performances Musicais, Música Experimental Brazuca e Música Nova Nova (até 2016).

GEEK Orchestra - Orquestra GEEK - antigamente conhecida como Orquestra de Laptops foi formada com o objetivo especifico da realização de experimentos no campo da Música digital, através de improvisações musicais comandadas por partituras gráficas de várias naturezas e complexidades, além de outras estratégias poéticas de discurso temporal.

 

PROJETOS DIDÁTICOS